terça-feira, 7 de maio de 2013

Aumento de financiamento da ciência guia a física no Brasil




Aumento de financiamento da ciência guia a física no Brasil

A rápida ascensão no financiamento da ciência está transformando o panorama da pesquisa no Brasil, de acordo com um novo relatório publicado, em nome da Sociedade Brasileira de Física pela IOP Publishing.
Brasil investiu US$ 25 bilhões em pesquisa científica em 2010 - até quatro vezes de seus gastos em 2000 - que impulsionou o país para o número 13 no ranking mundial de artigos publicados em revistas científicas acadêmicas.

O relatório oferece uma análise aprofundada das oportunidades e desafios enfrentados pela comunidade científica brasileira. A cobertura exclusiva surgiu a partir de extensa pesquisa e entrevistas face-a-face com os físicos em algumas das principais instituições científicas do Brasil.
A edição digital do relatório pode ser acessado no http://mag.digitalpc.co.uk/fvx/iop/scienceimpact/brazil2013/

Este novo relatório sobre a física no Brasil faz parte da série de impacto da ciência, um programa único de publicações parceiras da IOP Publishing.

Os principais temas explorados no relatório incluem o aumento da física experimental, aumento do investimento em instalações de pesquisa em grande escala, e os desafios para o ensino de ciências no Brasil. 

Particular atenção também é dada a alguns pontos fortes para a física brasileira, como informação quântica, física teórica, e soluções de tecnologia para o agronegócio.

Recebido por e-mail particular em 07-05-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário